Artigos

O último módulo do curso de Chef Vegano é Cozinha Criativa e consiste em preparar uma refeição completa desde a entrada, prato principal e acompanhamentos até a sobremesa. No estilo master chef, com ingrediente surpresa e uma certa tensão com o tempo correndo e sendo avaliado. Pois bem! A primeira turma de chef vegano de Paranaguá, integrada por Dilmara Veiga, Isadora Mussolino, Simone Martins Pinto, Adaiana Orcheski, eu Maria Cristina, decidiu ousar!!! Para ser chef de verdade e encerrar o curso com classe, decidiram preparar e servir um jantar de formatura para seus familiares, professores, representantes do Curso e do Seduc Intec Paranaguá. O local escolhido foi a Casa Buena Vista. Um prédio antigo do Centro Histórico de Paranaguá com um ambiente acolhedor e uma linda vista para o rio Itiberê. A equipe de chefs escolheu para o cardápio Comida brasileira com requinte vegano! E sob a supervisão da professora, chef e nutricionista Janaina Linhares, os pratos elaborados, agradaram com elegância a todos os presentes, inclusive surpreendendo o proprietário da escola, Kaled Omar. Agora, é partir para a prática profissional. O campo de atuação é vasto, já que é uma tendência, não só o veganismo, mas também o saudável, fitness, funcional,…

Leia mais ...

O curso de Chef Vegano está chegando ao final e já aconteceram muitas novidades graças ao conhecimento adquirido e a segurança de uma formação profissional. Em casa nosso almoço tem sido mais bem elaborado, com novos ingredientes e condimentos... Nossa turma do curso tem se reunido para cozinhar fora da escola, também  realizamos  uma oficina de culinária vegana para estudantes universitários e até recebi uma proposta de trabalho! Tudo isso vem confirmar que a procura por uma alimentação totalmente vegetariana está aumentando e quem tiver oportunidade de entrar nessa área profissionalmente, será bem sucedido! Preparamos no último módulo alguns pratos da cozinha Portuguesa, Espanhola e Francesa! Podemos chamar de releitura das tradicionais receitas, já que são todas livres de qualquer ingrediente de origem animal. Cada prato é uma surpresa de sabor e a apresentação muito bonita. Apreciem!!!!

Leia mais ...

Boa pergunta, diria a maioria. Verei o que posso fazer, responderia o educado chef de um restaurante. Sim, respondo eu. Aprendi no curso de Chef Vegano. Lembro que quando estive na Itália, quando visitava os amigos, acabava sempre na cozinha e eles me pediam comida brasileira! Só que eu não sabia fazer. Nunca apreciei nossa comida tradicional: feijoada, moqueca, barreado?? Nada disso fazia parte da minha alimentação, já que sempre fui vegetariana. Pois agora, aprendi a versão vegana de todos esses pratos!!!  E mais! Comida de boteco, com bolinho de feijoada, pastel, coxinha, e algumas opções de recheios como o delicioso e surpreendente de jaca. Depois desses dois módulos, percebi que todos os pratos tradicionais podem ser adaptados para uma versão vegana. O que me entusiasmou muito.  E agora tenho ousado mais na cozinha de casa, preparando pratos que antes estavam descartados do meu cardápio. Vejo também outras possibilidades como apresentar comida vegana a quem não conhece, agradar o paladar de quem está acostumado com comida tradicional e, um jeito tranquilo de fazer a transição para o vegetarianismo. E para quem já trabalha com alimentação, incluir opções como estas, despertará a curiosidade e, com certeza, agradará muita gente!! Fica a…

Leia mais ...

Quem tem restrições alimentares sabe que não é fácil encontrar alimentação adequada estando fora de casa... Para o vegano é mais difícil ainda, pois as restrições são muitas! O que poucos sabem é que apesar disso, há infinitas possibilidades! Com criatividade e conhecimento, qualquer prato da cozinha tradicional pode ser adaptado e ainda muitas novas criações estão sendo experimentadas e aprovadas! Quando preciso comer fora, quer seja lanche ou refeição, faço questão de perguntar quais opções o estabelecimento dispõe... mesmo as vezes sabendo que não vai ter opção vegana alguma. Isso, repetido por diversas pessoas, pode trazer mudanças! É importante fazer seu pedido! No curso de Chef Vegano da Seduc Intec Paranaguá vimos neste último módulo diversos pratos da culinária italiana. Massas integrais, com semolina, e com farinha de trigo comum, muito coloridas, sem ovos e sem leite! Várias opções de molhos sem nenhum ingrediente de origem animal. O tradicional polpetone ou polenta com ragu na versão vegana. Tudo muito bonito, saboroso e muito atraente!! Na minha opinião, qualquer pessoa apreciaria estes pratos... e só não são oferecido porque a maioria ainda desconhece. Está passando da hora dos empresários do ramo gastronômico enxergar a demanda e adequar seus menus. Hoje…

Leia mais ...

Entradas frias e quentes e raw food Este módulo foi bastante intenso, com muitas receitas e variedades que impressiona qualquer paladar! Tantas são as possibilidades... A professora foi a nutricionista Janaina Linhares que passa seu conhecimento e experiência com muito amor no trabalho, inspirando-nos a dedicação e o profissionalismo. A entrada de uma refeição é o chamariz, a decoração, o despertar do apetite e assim deve ser bastante atraente e, se tratando de cozinha vegana, isso é extremamente fácil com tantas cores, aromas e texturas! Nesta aula totalmente prática, executamos na parte da manhã as receitas de entradas frias e quentes individualmente, sob a orientação da professora, vendo as possibilidades de variações e após, preparamos a mesa e degustamos. No período da tarde, foi a vez da cozinha crua (raw food) que está bastante em alta, resgatando a nossa origem quando ainda não havia sido descoberto o fogo. Muito saudável, esta alimentação tem sido reinventada, incluindo sementes germinadas e grãos fermentados e assim chamada de alimentação viva! Aprendemos também a substituir ingredientes, pois muitas vezes não encontramos o que pede a receita tradicional ou porque na forma tradicional não é vegano. Conhecimento que vai acrescentando segurança aos alunos! Quem já…

Leia mais ...

Depois da minha última postagem, muita gente veio me perguntar como é este curso e a quem é destinado, quais os pré-requisitos... E, o que estamos vendo? Dá para aprender mesmo? Resolvi então responder a todos, contando aqui tudo que estou aprendendo no curso de Chef Vegano. Acompanhem-me!!! Pães e sanduiches Ah...tenho um sonho!!! Que bom se todos os estabelecimentos que vendem pães ou lanches tivessem um mínimo de conhecimento e oferecessem ao menos uma opção vegana!!! Esta é a proposta do curso, que forma profissionais para atuarem nesse segmento que só vem crescendo! Neste módulo, ministrado pela querida Ana Carolina, colocamos literalmente a mão na massa e fizemos várias opções de pães. Além das diversas técnicas empregadas, aprendemos também a entender a função de cada ingrediente para poder, mais tarde, criar nossa própria receita! Para quem não conhece, veganos (de uma forma bem resumida) não consomem nada derivado de animais, pois tais ingredientes existem a custa do sofrimento dos mesmos... Então, os pães e recheios não levam ovos, leite, manteiga, queijo, etc Enquanto as massas cresciam, trabalhamos em dupla, para o preparo dos recheios para nossos sanduiches...Fiquem de água na boca ao saberem o que preparamos: sanduiche integral de…

Leia mais ...

Olha só que oportunidade incrível!! E tem gente que fala que por aqui não acontece nada... Paranaguá é uma cidade histórica, tem seu turismo e possui vários hotéis, assim como restaurantes, lanchonetes e lojas... Mas sem opção vegana. A demanda só vem crescendo e profissionalizar-se nesse ramo é uma escolha inteligente. Eu estou fazendo o curso que começou arrasando! Serão 80 horas aprendendo tudo sobre gastronomia vegana, ou seja, utilizando apenas produtos totalmente vegetal. O curso oferecido pela Seduc Intec – Paranaguá está apenas iniciando, mas já deu para notar que será muito bom!!! Além da equipe de professores altamente qualificados, a nossa turma quer muito aprender e Vamos!!! Nem todos já aderiram a esse estilo de vida que vai muito além da preocupação com a alimentação e a troca de experiências está sendo muito produtiva. Já nos organizamos num grupo para fazer uma espécie de extensão do curso... Este foi o segundo módulo, sendo que no primeiro (não pude participar) foi abordadas técnicasde manipulação de alimentos, com a nutricionista Janaina Linhares. O que mais gostei nesta primeira aula, foi a consciência da professora Flávia que também é vegana! Ela faz questão de utilizar somente orgânicos, aproveitar cascas, talos e…

Leia mais ...

Venho ensinando através de oficinas e cursos de culinária, como é vantajoso seguir uma dieta vegana. A princípio, as pessoas se sentem atraídas porque emagrece, depois, por ser uma alimentação mais saudável, outras porque já tem restrições quanto a lactose, outras pelo modo de vida, que visa a saúde física, mental e espiritual de si mesmo, os direitos dos animais e a preservação do planeta! O objetivo desse material é incentivar, através das Delícias da Vida Saudável, uma alimentação consciente e que restabeleça a sua saúde e sua essência. Meu ativismo é através de uma mesa farta, saborosa, atrativa, colorida e alegre! Para isto, reuni 16 receitas veganas para preparar uma deliciosa ceia, muito saudável, leve, gastando pouco, sem nenhum ingrediente de origem animal, com receitas fáceis e rápidas num e-book. Com muito carinho e capricho, dedico este trabalho a vocês que me acompanharam ao longo deste ano de 2016, através do site, da página e grupo do Face e também no grupo Amigos da vida saudável no Whats, com sentimento de gratidão e sinceros votos de felicidades! Com apenas R$15,00 você recebe seu e-book e ajuda a promover a alimentação de famílias carentes e moradores de rua, pois esta…

Leia mais ...

Vegetarianos, veganos, intolerantes a lactose, celíacos, diabéticos... Sim. É como nos sentimos cada vez que há um evento social qualquer. E isso começa muito cedo, nos aniversários de um aninho! Que falta de reflexão dos pais ao preparar uma festa! Tantos cuidados com decoração, convites, lembranças, painéis, e, na hora do cardápio... nada ali é indicado para criança! Aliás, nada é alimento! Para uma criança com algum tipo de alergia ou intolerância, fica impossível comparecer à festinha. Quem é vegetariano ou vegano, vai e fica sem comer nem beber nada e ainda é criticado! E para quem sofre de intolerância a glúten? É a pior restrição, pois o glúten está em tudo. Quem tem diabetes? Quem simplesmente se preocupa com alimentação saudável sua e dos seus filhos, vai e fica desesperado para que não se sirvam de nada... Isso é só o começo, depois vem final de semana na casa dos avós, amigos, parentes... Aí, simplesmente é melhor não ir. Será churrasco. Todo aniversário, confraternização, festa de escola, do trabalho... Depois tem festas de final de ano, formaturas. Já pensaram como tudo acontece em torno de uma mesa repleta de...animais mortos? Gostaria de leva-los a refletir... Restaurantes, lanchonetes, hotéis e…

Leia mais ...

Parece mentira? Mas há vários trabalhos em vídeos mostrando isso. A preocupação da área da saúde com as doenças que antes atingiam pessoas idosas e hoje são comuns na infância, fez vários especialistas: nutricionistas, pediatras, psicólogos trabalharem nessa direção. Eis as doenças que vem atingindo também os jovens: obesidade / diabetes (cegueira, impotência masculina, amputação dos membros inferiores, problemas cardiovasculares, Insuficiência renal). Pressão alta / problemas cardiovascular / envelhecimento precoce / perda da memória / distúrbio de concentração / fadiga crônica / prejuízo ao sistema imunológico / problemas no sistema digestivo /acne / caspa / reações alérgicas / etc Quando uma mãe se preocupa com a alimentação saudável para seus filhos, ela é bombardeada por uma maioria que estranha a atitude dela: nossa, que estranho! Ela não deixa a criança comer porcariada!!! Só frutas, legumes, grãos...??? Que mãe é essa? Não dá nem refrigerante! O que tem de tão perigoso nos artificiais? Produtos cancerígenos! Corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, estabilizantes, acidulantes. Muitos antes... E depois? A culpa é das estrelas? Esses pais que vejo no supermercado comprando um monte de “lixos comestíveis infantis”, vejo nas praças, na praia, nas festinhas de criança, provavelmente também não conhecem hortaliças. Sim. Tenho certeza que…

Leia mais ...

Página 1 de 2

Apoio

Exclusivo

Cadastre-se gratuitamente para receber as última informações sobre as Delícias da Vida Saudável.

Sobre nós

O Site Delícias da Vida Saudável tem por objetivo ser um portal de encontro, onde as pessoas que buscam hábitos saudáveis poderão encontrar informações como receitas, exercícios, aividades, doenças, etc.

Ultimas postagens

Sobre